1.MUSEU DA TATUAGEM

O centro da cidade pode reservar ótimas surpresas a cada nova visita. Berço das mais variadas tribos possui, além da arquitetura singular e das tradicionais lojas e bares, um museu inteiro dedicado a tatuagem e body art: é o Museu Tattoo Brasil, o único dedicado a este segmento no país.

Aparentemente escondido no primeiro andar do tradicional prédio Cadete Galvão, é mantido pela coleção pessoal do fundador, o tatuador Elcio Sespede, também conhecido como Polaco, que até o momento cuida sozinho do Museu que divide o espaço com um dos seus estúdios. Os 28 anos dedicados à profissão fazem dele um cuidadoso curador do local.
O acervo reúne mais de 460 itens, divididos em quatro categorias: fotos, quadros, esculturas, réplicas e maquinas antigas para desenho e também pinturas e equipamentos do primeiro tatuador a chegar ao Brasil, o Lucky Tattoo, responsável pela introdução das máquinas elétricas no país. Vale também conferir as máquinas improvisadas criadas na Rússia com toda a sorte de materiais, como cordas de violão e seringas.
Em uma visita previamente agendada e guiada, é possível visualizar toda a evolução histórica dessa arte, que vem sendo cada vez mais difundida no país e no mundo.  A exposição traz um enorme panorama sobre a cultura da tatuagem, indo do primeiro tatuado, passando pelas culturas que utilizavam o método como forma de representação social até a mais moderna tecnologia do segmento.

VAI LÁ !!!

Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, das 8h às 13h.

Não abre aos domingos. É preciso marcar a visita antecipadamente via telefone.

End.: Rua 24 de Maio, 225 – 1º andar – São Paulo.Próximo à estação República do metrô.

Grátis. Tel.: (11) 3222-8049.

2.MERCADO MUNICIPAL

Por iniciativa do então prefeito José Pires do Rio, começou a ser construído em 1928 um importante edifício no estilo neoclássico de mais de 22 mil m², requintado acabamento e coleção de belos vitrais, que demorou quatro anos para ser concluído e custou dez mil contos de réis. Trata-se do Mercado Municipal de São Paulo.
Nessa época, o local não tinha perspectivas de sucesso devido à falta de meios de transporte na região. Nessa época surgiram os bondes “cara-de-pau”, exclusivos dos comerciantes e suas mercadorias, e o “Trenzinho da Cantareira”, uma composição que fazia o abastecimento do mercado diretamente no seu interior.
Atualmente o estabelecimento é uma referência nacional por sua diversidade de aromas, cores e sabores como os de frutas, verduras, legumes, vinhos, queijos, chocolates, carnes, peixes, frutos do mar, aves, embutidos, temperos, condimentos e outras opções encontradas nos empórios, proporcionando ao cliente, além de toda essa variedade, a oportunidade de provar os produtos e desfrutar do ambiente carregado de história que o prédio oferece já que antes de ser um mercado, o complexo serviu, entre 1927 e 1933, como quartel para a Revolução de 32. Além disso, a arquitetura do prédio, concebida pelo conceituado escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo, é estudada por universitários e pesquisadores. O mercado é famoso pelo pastel de bacalhau e sanduíche de mortadela, que já viraram referência.

VAI LÁ !!!

Serviço: Mercado Municipal

Rua da Cantareira, 306 – Parque Dom Pedro II – Centro (Metrô São Bento)

Tel.: (11) 3326-6664 E-mail: renome.renome@uol.com.br Site: www.mercadomunicipal.com.br

Horário: de segunda a sábado, das 6h às 18h. Domingo e feriados, das 6h às 16h.

Fecha todo último domingo do mês para manutenção. Grátis.

 

3. PASSEIO DE HELICÓPTERO

Quem nunca pensou em contemplar São Paulo por uma vista privilegiada? A cidade mantém uma arquitetura que se mistura entre o tradicional e o contemporâneo, pensando nisso, uma das atrações turísticas da cidade é o passeio de helicóptero, onde todos os principais pontos da metrópole podem ser admirados de cima.
Parte das empresas que disponibilizam este serviço tem os vôos partindo do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. É o caso do roteiro fornecido pela empresa Andanças Tur, no qual o passeio mais completo tem 1h de duração. Decola do Campo de Marte, sobrevoa a Estação da Luz, o Terraço Itália, a Praça da República, Catedral da Sé, o Pátio do Colégio, Teatro Municipal, Museu do Ipiranga, a Avenida Paulista, Masp, Parque do Ibirapuera, Aeroporto de Congonhas, o Autódromo de Interlagos, Ponte Estaiada, Estádio do Morumbi, Cidade Universitária, Memorial da América Latina, Sambódromo do Anhembi e retorna ao início.
Em geral, os passeios duram entre 20 minutos e 1h, de acordo com o pacote turístico. As aeronaves utilizadas são os modelos Robinsson 44, com capacidade para dois ou três passageiros, o Jet Rager, para quatro passageiros, e o Esquilo, que comporta até cinco passageiros, considerando o peso de 75 quilos por cada. Outra modalidade muito utilizada é o passeio para casais, onde a empresa viabiliza um pacote com jantar, ou pernoite em hotel, após o vôo.
A Companhia de Táxi Aéreo, Helimarte, fornece um plano de vôo panorâmico especial para casais chamado Night Air. O casal é recepcionado na sala vip do aeroporto, localizado no Campo de Marte, decola para um vôo de aproximadamente 20 minutos, passa pela região central da cidade, segue pela Avenida Paulista, e continua, atravessando os bairros da zona sul, como Jardins e Moema. Ao término do passeio, a aeronave pousa num hotel, onde um jantar estará à espera do casal. A empresa fornece um motorista, caso os passageiros necessitem que alguém guie o carro até o hotel, enquanto seguem de helicóptero.
Os valores dos pacotes estão entre R$900 e R$3.500, em geral, podem ser pagos em duas vezes, sendo uma no ato da reserva. As reservas são feitas com antecedência de 48 horas.

VAI LÁ !!!

Serviço: Andanças Viagem e Turismo

Horário dos vôos: de domingo a domingo, das 8h às 20h.End.: Rua Anny, 803 – São João Clímaco.

Tel.: (11) 2945-8828.www.andancastur.com.br

Helimarte Táxi Aéreo

Horário dos vôos: segunda a sexta, das 7h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

End.: Av. Olavo Fontoura, 1078 – Santana (em frente ao Anhembi).

Tel.: (11) 2221-3200. www.helimarte.com.br