Praia do Francês – AL

Essa praia muito frequentada por surfistas tem atrações para todo tipo de pessoa, de qualquer idade. Com áreas reservadas para prática de jet-ski, vela, passeios de banana-boat e até voos de ultraleve, a praia do francês recebe turistas do Brasil inteiro que buscam se divertir e apreciar o mar que varia do verde para o azul turquesa. Importante: A Praia do Francês é local de desova das Tartarugas Marinhas, deve-se tomar cuidado para não estragar os ninhos nessa temporada.

A Baía do Sancho – PE

Fica entre o Morro Dois Irmãos e a Baía dos Golfinhos, o acesso é difícil o que faz muitas pessoas desistir de visitá-la, o que acaba tornando a praia ainda mais bela, limpa e tranquila. Nem pegadas na areia você encontra! A prática do mergulho é livre e os bancos de corais são uma atração à parte.Fernando de Noronha tem 17 lindas praias. Mas a Baía do Sancho é a campeã. Prensada entre o mar e as falésias, tem um visual único. Nos passeios de barco, você tem um visual panorâmico completo, com a vegetação se impondo sobre os paredões. Por terra, você começa a ter uma ideia do que te espera na praia desde o mirante. É preciso descer uma escadinha até ela. Lá embaixo, coloque o snorkel para se encantar com os bancos de corais.

Lopes Mendes – RJ

Jóia muitíssimo bem preservada da Ilha Grande. As águas supertransparentes são rasas e proporcionam altas ondas para o surfe. A trilha desde a Vila do Abraão tem 6,1 quilômetros. Quem quiser suar menos pode pegar um barco no píer do Abraão e descer numa praia próxima – dali, são só 30 minutos de caminhada. Acredite: compensa. Os 3km de extensão da Praia de Lopes Mendes deixam qualquer um apaixonado e com vontade de ficar pra sempre. A característica principal da praia é a paz, ou seja, é perfeita para quem quer apenas descansar e curtir uma paisagem. Lá não tem porto, vendedores, casas ou prédios, somente a natureza.

Jericoacoara – CE

Os turistas não precisam se preocupar ao visitar Jericoacoara, a praia conta hoje com uma ótima estrutura de hotéis e transporte. A praia, claro, é o ponto forte de uma viagem para esse destino, mas os bares e baladas à noite não deixam a desejar.  Existem 3 lagoas de água doce próximo a região: Lagoa do Paraíso, do Coração e Azul, o passeio para as 3 é vendido nas próprias areais de Jericoacoara e é imperdível.O mar se espalha à sua frente, emoldurado por uma cadeia de dunas. Do visual à água, sempre na temperatura ideal, tudo em Jeri parece feito na medida para que você relaxe corpo e mente. É preciso andar infinitamente para a água ficar acima dos joelhos na maré baixa – na alta, os fortes ventos favorecem as aulas de windsurfe e kitesurfe. No fim do dia, suba a Duna do Pôr do Sol para ver o sol descer no mar.

Taipu de Fora – Barra Grande – BA

O grande diferencial dessa praia é a grande piscina natural que forma-se na maré baixa. Os peixes coloridos e os grandes corais ficam totalmente visíveis e o mergulho é livre, você só precisa de uma máscara e um snorkel para apreciar essas maravilhas. O grande perigo de visitar Taipu é nunca mais querer sair de lá.

Essa matéria é opinativa e inclui as praias que eu conheço pessoalmente. Lógico que existem muitas outras. Faça sua lista e opine você também nos comentários. Valeu…